exutório - ορισμός. Τι είναι το exutório
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι exutório - ορισμός


Exutório         
m.
Úlcera, feita e conservada artificialmente, para manter uma supuração permanente.
(Do lat. exutus)
exutório         
adj (lat exutu+ório1) Med Que promove supuração
sm
1 Remédio que promove supuração.
2 Meio de fazer um elemento indesejado sair (do corpo ou de uma lesão).
3 Ulceração produzida e conservada artificialmente com o fim de determinar uma supuração permanente e derivativa.
exutório      
/z/ s.m. (-1840 cf. CompPat) capaz de promover supuração
-etim rad. de exutum (supn. de exuére 'despojar [do vestido], despir, desnudar; deixar, pôr de lado; desvencilhar-se; desapossar, esbulhar; acabar com, expelir, jogar fora') + -ório

Βικιπαίδεια

Exutório

Exutório é um ponto de um curso d'água onde se dá todo o escoamento superficial gerando no interior uma bacia hidrográfica banhada por este curso.

Exemplo

O exutório do curso principal coincide com o ponto mais inferior para onde converge toda a descarga hídrica desta bacia. Pode-se notar que, cada afluente deste curso principal tem seu próprio exutório, que coincide com o local onde este afluente encontra o curso principal.

Conceito

A quantidade de água que passa pela seção fluvial no exutório numa unidade de tempo é chamada de descarga ou vazão desta bacia.

O exutório é um elemento importante na análise do regime de uma bacia, pois a quantidade de água que passa por ele é consequência do regime pluviométrico e da capacidade de retenção de água desta bacia. Pelo exutório passará não somente toda a água precipitada na bacia hidrográfica, como também todos os poluentes que estiver sido capturado e que não tenha sido retido pelo solo ou pelo reservatório de água subterrânea. O poluente poderá ser total ou parcialmente retido pelo aquífero subterrâneo. Como o fluxo subterrâneo é mais lento do que o superficial, a retenção temporária pelo aquífero subterrâneo causará um retardo, em relação a agua de escoamento superficial no aparecimento deste poluente no exutório. A retenção permanente acontece quando o poluente é imobilizado no solo e ou subsolo, seja através da adsorção em argilominerais, seja através de reações químicas que levam a produção de substâncias que se precipitam por serem insolúveis em água. Os dados obtidos no exutório através da medida da vazão ao longo do tempo, são apresentados através de um gráfico chamado de hidrograma.